Caros parceiros e clientes,

Tendo em vista que o INMETRO está exigindo o cumprimento mais rígido dos requisitos das portarias, informamos que os Organismos de Certificação de Produtos irão mudar a metodologia de avaliação do tratamento de reclamações.

Para quaisquer processos de certificação, é obrigatório que o sistema de TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES da empresa solicitante seja avaliado, conforme o item 7 da portaria específica, no qual é necessário uma auditoria presencial a cada 12 meses.

Graças a um acordo de flexibilização, conseguíamos isentar a auditoria física e realizá-la de forma documental. Porém, por solicitação dos OCPs, essa prática não será mais possível, sendo agora necessário a auditoria física periódica.

Com o propósito de evitar que as empresas que não tenham um sistema de tratamento de reclamações implementado de fato sofram prejuízos na auditoria periódica, estamos com nossos profissionais à sua disposição para realizar toda a implementação dos documentos, treinamento da equipe, acompanhamento da auditoria e ajustes que forem necessários.  

Abaixo, descriminamos as condições para realização desse procedimento:

Salientamos o nosso compromisso de buscar as soluções mais eficientes e econômicas para nossos clientes em suas certificações, todavia temos que nos adaptar as alterações e condições impostas pelos órgãos certificadores.

No caso em referência, recomendamos a adequação desta etapa com antecedência no intuito de evitar futuros transtornos.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que forem necessários.

Atenciosamente,